CORINTHIANS x FLAMENGO



Parabéns à Camisa 12 pelos 39 anos de amor ao Corinthians



Antes do jogo, fui para a quadra da Gaviões e segui para o estádio com a rapaziada do Departamento de Bandeiras. Em meio as faixas e bandeiras, muito samba corinthiano.

Faixa nova da Camisa 12



Imagine dois grupos com muitas semelhanças. Ambos defendem uma ideologia, tem suas bandeiras, sua cores, seus integrantes, hierarquia e organização, fazem mobilizações, protestos, e atuam, a seu modo, na sociedade. Imagine também que um integrante de cada grupo cometa um delito. Em um dos casos, o infrator pode nem ser condenado a nada, muito menos o grupo. Geralmente, enrolam e enrolam.. e pode até acabar na famosa pizza. No outro lado, tanto o infrator quanto o grupo são punidos. Porque esta diferança? Um é partido político e o outro é torcida organizada.







Atualmente, antes de cada jogo as torcidas tem que comparecer ao batalhão da polícia com um ofício especificando todo tipo de material que será levado ao jogo. Nesta semana, a Gaviões da Fiel apresentou devidamente seu documento ao comando, sem problemas ou restrições. Porém, algumas faixas e bandeiras foram vetadas na entrada do Pacaembu, mesmo com o ofício em mãos. Não havia nada ofensivo ou discriminatório, eram apenas símbolos do Corinthians e da Gaviões. Porque então obrigar as torcidas a perderem tempo com ofício e burocracia? Alguém acha normal ter que avisar à polícia que vou levar uma bandeira do meu time ao estádio? Atitude ridícula e desnecessária. Eu odeio burocracia. Encher o estádio desta porcaria é um pecado.







Dia dos pais e muitas crianças no Pacaembu. O estádio voltou a ser um lugar para as famílias? Não, porque nunca deixou de ser este lugar. Se tem algo que está se afastando do futebol e da arquibancada é a festa, graças principalmente ao novo estatuto do torcedor.





Algumas fotos inéditas e as notícias do site estão no twitter @fototorcida



Acompanhe também o canal do FotoTorcida no youtube, que em breve será atualizado com um vídeo deste jogo.



Torcida Jovem do Flamengo

Raça Rubro Negra comando Sampa

*Grande abraço a todos os amigos, cariocas e paulistas, que pude reencontrar neste jogo