SÃO PAULO x INTERNACIONAL



Eu odeio a Arena Barueri. Mas primeiro vamos ao mais importante: a torcida. A Guarda Popular Colorada teve seus contratempos na estrada e só chegou praticamente no segundo tempo. Definitivamente faltava algo no setor visitante, que estava um marasmo. Quando as murgas começaram a aparecer levantadas ao ar na arquibancada o povão colorado se animou. Era como se a disputa estivesse valendo só a partir daquele momento. Uma pequena multidão de camisas vermelhas sofreu uma transformação radical, agora era uma só massa colorada e cantante.







Eu odeio a Arena Barueri. Agora sim. Primeiro porque de começo já está errado. Futebol combina com estádio, rua ou várzea, não com arena. Segundo porque a história deste campo está muito ligada ao time itinerante que amanhã pode inesperadamente desembarcar na sua cidade (torcemos para que isso não aconteça). Por fim, como foi difícil entrar hoje nesta cancha de péssima localização e acesso - locais e visitantes dependem praticamente do mesmo caminho. Mesmo com credenciamento nacional de repórter fotográfico e com a pulseira de imprensa da Arena, os nobres homens da lei não me queriam na bancada. Ficavam enrolando, inventando desculpas, embaçando enquanto o jogo rolava. Um policial até que foi bem honesto, disse que era apenas um soldadinho de chumbo, só ouvia ordens e executava - exatamente nestas palavras. Na real, não sabiam o que fazer com imprensa dando voz e espaço ao torcedor. Tive que falar com todo mundo: sargento, oficial, comandante, federação, organização.. só faltou pai de santo. Por fim, o soldadinho de chumbo fez o seu dever, ouviu ordens superiores, abaixou as orelhinhas e com cara de quem tomou goleada do maior rival finalmente me deixou entrar. Antes disso tudo ainda vi muito desrespeito e descumprimento do indigesto Estatuto do Torcedor, mas isso todo mundo já está bem acostumado. A única defesa das torcidas hoje é filmar e fotografar tudo. O FotoTorcida está aberto a esse tipo de material, publico e divulgo tudo, mesmo que de celular ou cameras pequenas. Sai da retranca, torcedor!





*Hierro, Lucas e toda a Guarda Popular: muito obrigado por tudo. Embarco para o sul assim que me convidarem para um churrasco que seja vegetariano haha