RIVER PLATE x BOCA JUNIORS
"Bêbados" em Hurlingham
River e Boca é um dos maiores clássicos do futebol mundial, isto é fato mesmo para aqueles que não simpatizam com o estilo dos barra bravas. Com muito orgulho, esta é a primeira cobertura internacional do blog e não poderia ser em jogo melhor.
Acompanhar o superclássico argentino é uma experiência única, carregada de emoções, tensões e dificuldades. O primeiro obstáculo é conseguir a entrada para o jogo. A não ser que você esteja interessado em comprar pacotes caríssimos para turistas e ficar longe da verdadeira "diversão", comprar ingresso é muito difícil, mais ainda para um estrangeiro. Fã dos milionários, já tinha acompanhado alguns jogos do River, inclusive outro clássico contra o Boca, e contava com alguns contatos. O hermano Pablo, do bairro de Hurlingham, não só garantiu meu ingresso como me convidou para acompanhar os "hinchas"* da sua área. O ponto de encontro dos torcedores foi um churrasco ali mesmo no bairro, uma região afastada de Buenos Aires. Todos muito animados, afinal era dia de clássico, e muita bebida, afinal eles são os famosos Borrachos (bêbados) Del Tablón.
*hinchas: torcedores
Depois do churrasco, de muitos litros de vinho (e de maneira impressionante, muitos litros ainda estavam por vir) e de ter ganhado uma camiseta dos torcedores da área, caminhamos para a estação de trem. O grupo inicial de 50 pessoas foi crescendo rapidamente, assim como o volume das músicas, cantadas por todos. A atmosfera da linha de trem General Urquiza, ali com a Banda Del Furgón*, era sensacional. Sem ter percebido direito, quase como mágica, vi o trem tomado por torcedores do River. Ainda a caminho do Monumental, uma correria rápida nos vagões, daquelas que todo torcedor sente imediatamente que é confusão. Na verdade, não foi grande coisa, afinal como eles dizem "el urquiza es de river", ou seja, ali quem manda são eles. Então, a festa, a batucada e os litros de vinho continuaram.
*Banda Del Furgón: nome dado ao grupo porque costuma viajar no "furgón" - parte final do trem, destinada às bicicletas e onde os passageiros "comuns" buscam distância, é como se fosse a periferia dos vagões.
Concluído o trajeto de trem, a parte final até o estádio seria de ônibus. Impressionante é que assim como os hooligans ingleses faziam em outras décadas, quando as câmeras de segurança não estavam por todos os lados, todo o deslocamento dos torcedores foi sem gastar nada. Ninguém comprou passagens e a multidão que havia invadido e dominado o trem agora fazia o mesmo, sem problema algum, no ônibus. No que eu estava tinha cerca de 200 pessoas. Inacreditável era ver como tanta gente conseguia estar ali e ainda cantar e beber. Qualquer sociólogo ou pesquisador chamaria de êxtase coletivo, mas para nós era simplesmente a imensa alegria de ver o River jogar um clássico. Qualquer desconforto ou dificuldade não era nada. Apenas o futebol importava e a festa não se limitaria aos 90 minutos de bola rolando.
A famosa banda dos Borrachos Del Tablón
Dentro do estádio os barra bravas deram show. Não tem como explicar de outra maneira, foi um verdadeiro espetáculo. Muitos trapos, tirantes, os tradicionais guarda-chuvas e uma cantoria que não parava. No primeiro tempo foram distribuídos "salsichões" de plástico nas cores vermelho e branco. No segundo foi a vez da tempestade (chuva seria pouco) de papel picado.
A pedido dos próprios integrantes, não fotografei de perto ninguém da banda dos Borrachos. Fui muito bem tratado por todos, mas eles não gostam de expor seus rostos.
"River, te quiero vos sos mi vida, mi locura mi alegria"
"Vamo Millonario que hay que ganar... que esta Hinchada loca va a todos lado..."
"yo te sigo a todos lados, siempre voy descontrolado"
Os bosteros também fizeram sua parte, mas não fiz fotos dos visitantes. A torcida do Boca estava em cerca de 3 mil pessoas, que partiram escoltados da Bombonera até o Monumental.
*Pedimos desculpas pela demora da publicação deste post. O ocorrido é que o cabo de energia do notebook onde as fotos estavam foi perdido.
*Nossos agradecimentos ao Pablo e todos os hinchas de Hurlingham e também aos hermanos da Página Millonaria (www.riverplate.com) por cederem algumas fotos.