RIVER PLATE x BOCA JUNIORS

DSC_0014 cópia

"Bêbados" em Hurlingham

River e Boca é um dos maiores clássicos do futebol mundial, isto é fato mesmo para aqueles que não simpatizam com o estilo dos barra bravas. Com muito orgulho, esta é a primeira cobertura internacional do blog e não poderia ser em jogo melhor.

DSC_0010 cópia DSC_0015 cópia DSC_0019 cópia DSC_0023 cópia

Acompanhar o superclássico argentino é uma experiência única, carregada de emoções, tensões e dificuldades. O primeiro obstáculo é conseguir a entrada para o jogo. A não ser que você esteja interessado em comprar pacotes caríssimos para turistas e ficar longe da verdadeira "diversão", comprar ingresso é muito difícil, mais ainda para um estrangeiro. Fã dos milionários, já tinha acompanhado alguns jogos do River, inclusive outro clássico contra o Boca, e contava com alguns contatos. O hermano Pablo, do bairro de Hurlingham, não só garantiu meu ingresso como me convidou para acompanhar os "hinchas"* da sua área. O ponto de encontro dos torcedores foi um churrasco ali mesmo no bairro, uma região afastada de Buenos Aires. Todos muito animados, afinal era dia de clássico, e muita bebida, afinal eles são os famosos Borrachos (bêbados) Del Tablón.

*hinchas: torcedores

DSC_0018 cópia

Depois do churrasco, de muitos litros de vinho (e de maneira impressionante, muitos litros ainda estavam por vir) e de ter ganhado uma camiseta dos torcedores da área, caminhamos para a estação de trem. O grupo inicial de 50 pessoas foi crescendo rapidamente, assim como o volume das músicas, cantadas por todos. A atmosfera da linha de trem General Urquiza, ali com a Banda Del Furgón*, era sensacional. Sem ter percebido direito, quase como mágica, vi o trem tomado por torcedores do River. Ainda a caminho do Monumental, uma correria rápida nos vagões, daquelas que todo torcedor sente imediatamente que é confusão. Na verdade, não foi grande coisa, afinal como eles dizem "el urquiza es de river", ou seja, ali quem manda são eles. Então, a festa, a batucada e os litros de vinho continuaram.

*Banda Del Furgón: nome dado ao grupo porque costuma viajar no "furgón" - parte final do trem, destinada às bicicletas e onde os passageiros "comuns" buscam distância, é como se fosse a periferia dos vagões.

DSC_0029 cópia

Concluído o trajeto de trem, a parte final até o estádio seria de ônibus. Impressionante é que assim como os hooligans ingleses faziam em outras décadas, quando as câmeras de segurança não estavam por todos os lados, todo o deslocamento dos torcedores foi sem gastar nada. Ninguém comprou passagens e a multidão que havia invadido e dominado o trem agora fazia o mesmo, sem problema algum, no ônibus. No que eu estava tinha cerca de 200 pessoas. Inacreditável era ver como tanta gente conseguia estar ali e ainda cantar e beber. Qualquer sociólogo ou pesquisador chamaria de êxtase coletivo, mas para nós era simplesmente a imensa alegria de ver o River jogar um clássico. Qualquer desconforto ou dificuldade não era nada. Apenas o futebol importava e a festa não se limitaria aos 90 minutos de bola rolando.

DSC_0058 cópia

A famosa banda dos Borrachos Del Tablón

100-f-hinchada

Dentro do estádio os barra bravas deram show. Não tem como explicar de outra maneira, foi um verdadeiro espetáculo. Muitos trapos, tirantes, os tradicionais guarda-chuvas e uma cantoria que não parava. No primeiro tempo foram distribuídos "salsichões" de plástico nas cores vermelho e branco. No segundo foi a vez da tempestade (chuva seria pouco) de papel picado.

270-bombos 380-hinchada 455-paraguas 500-sivoribaja

DSC_0056

DSC_0072 cópia

A pedido dos próprios integrantes, não fotografei de perto ninguém da banda dos Borrachos. Fui muito bem tratado por todos, mas eles não gostam de expor seus rostos.

DSC_0042 cópia

"River, te quiero vos sos mi vida, mi locura mi alegria"

DSC_0033 cópia DSC_0044 cópia DSC_0043 cópia DSC_0050 cópia DSC_0109 cópia

DSC_0079 cópia

"Vamo Millonario que hay que ganar... que esta Hinchada loca va a todos lado..."

DSC_0128 cópia

"yo te sigo a todos lados, siempre voy descontrolado"

DSC_0140 cópia

Os bosteros também fizeram sua parte, mas não fiz fotos dos visitantes. A torcida do Boca estava em cerca de 3 mil pessoas, que partiram escoltados da Bombonera até o Monumental.

DSC_0097 cópia

*Pedimos desculpas pela demora da publicação deste post. O ocorrido é que o cabo de energia do notebook onde as fotos estavam foi perdido.

*Nossos agradecimentos ao Pablo e todos os hinchas de Hurlingham e também aos hermanos da Página Millonaria (www.riverplate.com) por cederem algumas fotos.