CORINTHIANS x FLAMENGO



Torcida Jovem do Flamengo



Mais de duas horas antes do jogo fui para o estádio da Ponte Preta, que fica a poucas quadras do Brinco de Ouro. Sabia que iria encontrar amigos e integrantes da Jovem da Ponte. A TJP estava em um grupo bom, cerca de 60 pessoas. Também havia bastante gente com camisetas do Flamengo e da Raça Rubro Negra, apesar da caravana do Rio só ter chegado depois.





Antes da caravana das organizadas de São Paulo chegar, encontrei o pessoal da Rua São Jorge (Americana) em um time muito bom em frente ao portão do tobogã. Só nesse grupo havia cerca de 50 pessoas e muitos outros corinthianos ainda esperavam para entrar no estádio.



A chegada das organizadas

O jogo começou e, como de costume, a polícia estava segurando as organizadas do Corinthians antes de chegar em Campinas. Depois de muito tempo, falo com um amigo da Camisa 12. As torcidas já estavam em um único comboio e entrando na cidade. Terminado o primeiro tempo, nada de caravana corinthiana no Brinco. Então, sem ninguém conseguir explicar o motivo, sou avisado que os ônibus mudam de caminho e seguem no sentido Capital. Decido entrar no estádio, que já está lotado. O jogo recomeça e recebo outra ligação. Parecia loucura, mas os ônibus estavam voltando para o estádio.



A partida começou as 17h e as organizadas de São Paulo, que já estavam na região há bastante tempo, só chegaram no estádio às 18h30. Para melhorar a situação, uma entrada e poucas catracas para os corinthianos, que começam a se espremer. Rapidamente, a situação fica insustentável. Começam a liberar a entrada de torcedores também por um vão sem catraca, alguns começam a pular, muito empurra-empurra. Frente à confusão, alguns fiscais desistem de pedir ingressos e a massa corinthiana continua se forçando à frente. As catracas já não valem de nada e uma quase é tombada pela força da multidão.





Esta era a situação do tobogã superior do Brinco de Ouro antes da caravana de São Paulo chegar. Cade o espaço para os cerca de 1500 torcedores que estavam passeando pelo interior guiados pela polícia?



Quando os torcedores da Capital finalmente entram no estádio descobrem que não há lugar na arquibancada. Cade o Estatuto do Torcedor? O torcedor que comprou o ingresso e foi até o estádio não tem o direito de assistir o jogo? E se isso não acontece, quem é o responsável pelo prejuízo?





A partida de hoje no Brinco foi uma vergonha. É mais uma prova de que o maior inimigo das torcidas - seja Gaviões, Jovem Fla ou qualquer outra - são as pessoas que mandam no futebol e estão matando esta paixão popular. Se as torcidas se organizam para torcer, deveriam fazer o mesmo para exigir um tratamento melhor nos jogos.



Muitos flamenguistas presentes em Campinas e o setor visitante completamente lotado.





*Guerreiro e diretoria da Gaviões, amigos da Camisa 12, da Jovem da Ponte, da Rua São Jorge, e pessoal da Jovem Fla. Valeu mesmo todo mundo que deu uma força. Futebol também é campo para amizade e é sempre bom rever parceiros de estádio.