PALMEIRAS x SANTOS

Eles querem acabar com as torcidas, mas estão acabando com o futebol


agabriel-uchida-0026

A crise não está só nos grandes mercados e não é apenas um motivo para patrões demitirem no mundo todo, ela está também no futebol popular, de multidões, festas e paixão.

Malditos clubes-empresas, para o inferno com os 5% de ingressos para a torcida adversária, e as tais federações de futebol que vão praquele lugar. Sem falar no preço nada módico dos ingressos. E cade o jogador com amor à camisa? Uma vez eu dei uma carona pro Canhão da Vila, vulgo Pepe. Apesar de ser jornalista, nada de entrevistas, apenas conversamos como dois apaixonados por futebol. Ele me revelou que já havia trocado uns dez grandes clubes europeus pelo amor à camisa alvinegra. Bons tempos, né. Sem falar que naquela época a geral dos estádios ainda era para todos. Isso me lembra uma camisa da Falange Azul, do Londrina: ódio eterno ao futebol moderno.

agabriel-uchida-003

gabriel-uchida-0011gabriel-uchida-002gabriel-uchida-004gabriel-uchida-008

gabriel-uchida-0028torcedores do palmeiras assistindo a chegada da TJS

gabriel-uchida-005

gabriel-uchida-006gabriel-uchida-007gabriel-uchida-0012

gabriel-uchida-009A Sangue Jovem do Santos chegando

agabriel-uchida-0010agabriel-uchida-0011

gabriel-uchida-0015A chegada da Torcida Jovem do Santos

Bandidos e animais?


"Torcedores organizados são violentos". Essa "notícia" já me encheu faz tempo e é um dos motivos pelos quais eu não perco tempo com programas que discutem futebol e coisas do tipo. É sempre o mesmo papinho e os discursos de acabar com as torcidas, fazer cadastramento de torcedores, diminuir ingressos... Hoje eu cheguei no Palestra na hora do almoço. Os bondes da Mancha chegaram separados e aos poucos, assim como da TUP. Quando a Sangue Jovem chegou, fui impedido pelos queridos policiais de me aproximar. Por isso, só acompanhei de perto a chegada da Torcida Jovem do Santos. Já quase no estádio, numa rua onde não tinha mais ninguém e chovia policiais com motos, viaturas, cavalos e tudo mais, a cavalaria começou a avançar em quem estava no final do bonde. Todos estavam caminhando normalmente e as tais "músicas de violência" nem estavam sendo cantadas (e viva a liberdade de expressão!). Sem motivo algum, foi o de sempre: borrachadas à vontade e cavalo quase pisando em torcedor. Será que o fato de ser uma rua afastada e sem imprensa por perto ajudou? Mas os animais não são os torcedores organizados? De um lado os que servem e protegem e de outro os violentos - a regra não é essa? Para completar, ao invés de liberar a entrada de quem chegava primeiro ao portão e evitar filas e tumulto, muito estrategicamente os santistas tiveram que esperar até quase o começo do jogo para entrar - um tempo de mais de uma hora. Muitos ficaram espremidos nas grades da entrada e de repente, o segundo tempo do show da polícia: mais socos e borrachadas. Muitas latas de cerveja foram atiradas nos policiais, mas a maioria dos que estavam lá na frente só pediam calma pros dois lados (tenho um pequeno vídeo disso, logo mais será postado). Só pra voltar ao assunto inicial, quem são os animais, os violentos? Não estou pregando a santidade dos integrantes de organizadas mas essa repetição eterna de que a violência no futebol é culpa das torcidas é hipocrisia. Violência eu vejo também na polícia, no preço dos ingressos, do transporte público de casa até o estádio, de uma camisa oficial do meu time, na maneira como a mídia no geral trata os torcedores... mas são esses, sempre, os culpados.

gabriel-uchida-0013gabriel-uchida-0014gabriel-uchida-0016gabriel-uchida-0017

gabriel-uchida-0018gabriel-uchida-0019gabriel-uchida-0020gabriel-uchida-0021agabriel-uchida-0024

gabriel-uchida-0033gabriel-uchida-0050agabriel-uchida-0031agabriel-uchida-00251

gabriel-uchida-0029Os fundadores da TJS

gabriel-uchida-0022gabriel-uchida-0023gabriel-uchida-0030gabriel-uchida-0034

gabriel-uchida-0037E como de costume, um pouco de carinho policial